segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Duplipensamento.

Já que o título do meu blog é esse e eu sei que muitos não irão entender o que ele quer dizer, irei explicar.

Há uma semana mais ou menos, eu terminei de ler um livro chamado "1984" do autor George Orwell. Foda demais (Fato2sobremim: amo ler). Resumidamente: George escreveu esse livro em 1949, como se estivesse prevendo o futuro. Narra a história de Winston que viveu em uma ditadura mais do que rígida, tão rígida que ter uma mente livre era considerado crime gravíssimo. As pessoas eram todas controladas por um Partido que, por sua vez, era controlado pelo Grande Irmão. Esse Partido tinha como objetivo fazer com que as pessoas se tornassem seus objetos, controlando suas mentes de uma forma tão maligna que chega a assustar. Para chegar a esse objetivo, o Partido cria uma nova linguagem: a novafala. Essa, por sua vez, reduz os termos para que seja impossível cometer o pensamento crime.

E um dos termos desta novafala é o duplipensamento. O duplipensamento é nada mais que acreditar/praticar duas ideias contraditórias, ou seja, ideias opostas. Por exemplo: Deus e diabo; luz e escuridão; opressão e liberdade; etc.

E, se você parar pra pensar, todos nós ao menos uma vez na vida, cometemos o duplipensamento. Principalmente os jovens.


Bom, é isso, talvez em uma postagem futura eu aprofunde mais no assunto. Qualquer dúvida, comentem. AH! Leiam o livro, é muuuuuuuuuuuuito bom.

Falo como se alguém estivesse lendo U_U

O cartaz atrás do homem representa o Grande Irmão e tem escrito: Big Brother Is Watching You .
(O Grande Irmão está de olho em VOCÊ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário